sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Viagem do Soyo para Luanda

No dia 18 de Fevereiro de 2014, a dez dias de fazer um ano e meio que cheguei ao Soyo, deixei as minhas funções nesta província e viajei para Luanda. A viagem, tal como quando cheguei, foi realizada de carro, só que desta vez sozinho. São visíveis grandes melhorias principalmente entre Nzeto e Luanda. O lanço entre o Soyo e o Nzeto é feito em picada deplorável! Ficam as fotografias que o comprovam.
 








































 

Pedra do Feitiço

A Pedra do Feitiço fica a cerca de 80km do Soyo subindo o rio Zaire. A viagem por "estrada", é efetuada em picadas em muito más condições nesta altura do ano e demora mais de 3h. Passamos por algumas zonas de savana, principalmente depois de Sumba, com picada estreita de areia, onde se pode carregar um pouco mais no acelerador. São vários os "bairros" ao longo do caminho, limpos e ordenados, onde avistamos imensas crianças a brincar. O bairro da Pedra do Feitiço tem algumas casas de traça portuguesa, a maior parte abandonadas. Lá no alto junto ao rio, sobrevive ainda o quartel, em ruinas e imundo, onde reside o Comandante e sua tropa. O Zé Kintamba também lá estava à procura de terrenos, e com a sua ajuda entramos para conhecer o quartel. O caminho para a "pedra" faz-se acompanhado por um guarda armado "por causa das jiboias". Dali tem-se vista privilegiada sobre o rio e a sua margem direita, o Congo, mas mais nada!!! Nem a pedra é especial, nem há feitiço! Não fossem as "tainadas" e dava-se o dia como perdido!
PS: O meu Fortuner tinha ficado antes da partida na oficina. O Patrol do Antunes partiu o eixo dianteiro direito, mas chegou ao fim! Lá se ia o futebol!